


Ontem, dia 4 de Fevereiro, realizámos uma visita de estudo à Escola Secundária Cacilhas-Tejo Apesar da escola ser um pouco distante da nossa, fomos a pé. O tempo estava de chuva, por isso tivemos que levar o guarda-chuva e casacos e agasalho.
Ao chegarmos ao destino, recebemos um cartão de identificação (com o nome) e dirigido-nos ao laboratório onde tudo aconteceu.
Primeiramente, foi-nos apresentada a turma de alunos do 11º ano, que estava a ser orientada pelos seus professores (dois neste caso). De seguida, dividimo-nos em grupos de dois e cada grupo foi iniciar as suas experiências, sob a orientação de um dos alunos do ensino secundário.Estas experiências tinham como base o DNA vegetal.
1º - Triturámos com a varinha mágica uma banana, um kiwi e um morango para destruir a parede celular.
2º - Adicionámos água com sal e uma colher de detergente, água com sal para separar o DNA das outras moléculas e o detergente para retirarmos os lipídios, que são as gorduras e para quebrar a membrana plasmática e nuclear.
3º - Adicionámos álcool à mistura porque, como é mais denso que o DNA, este subiria.Em relação à célula, ficámos a saber que tem:
- membrana celular - protege a célula
- citoplasma - contém organitos
- organitos – estão no interior da célula e cada um tem a sua função
- núcleo - controla a actividade celular
Avaliação da visita:
Gostámos muito da visita à escola Cacilhas-Tejo.
Foi a primeira vez que vimos o DNA e foi divertido;
Aprendemos como funciona uma célula;
Foi bom trabalhar com os alunos do 11ºano;
Foi interessante e uma boa experiência de aprendizagem;
Sem comentários:
Enviar um comentário