Bem-vindo à Biblioteca Escolar


Espreita o que fazemos na biblioteca e comunica-nos as tuas opiniões.

Gosto de receber notícias tuas!




Projectos




A equipa coordenadora do Projecto "Experimentar a Brincar" é constituída pelas professoras Jocélia Albino, Carla Granjeia e Gregório Pirraça da ES Cacilhas-Tejo, o professor José Cruz da EB 2,3 D. António da Costa, a professora M.ª José Cruz da EB1 de Almada e as professoras bibliotecárias Margarida Pinho e Sara Cacela. Participaram neste projecto em:
2009/2010 - 3ºA e 3ºB da EB1 nº 3 da Cova da Piedade e o 4ºA, 4ºB e 4ºC da EB1/JI da Cova da Piedade
 2010/2011- 4ºA e 4ºB da EB1 nº 3 da Cova da Piedade e o 4ºA e 4ºB da EB1/JI da Cova da Piedade
URL do site do projecto  Projecto Experimentar a Brincar

---------------------------------------------------------------------
Dada a proximidade física e as estreitas relações de trabalho que há muito mantêm, as coordenadoras das bibliotecas escolares dos dois agrupamentos de escolas,  D. António da Costa e Comandante Conceição e Silva, decidiram em conjunto elaborar um projecto em parceria, com base em projectos individuais de cada biblioteca. Assim, surgiu o projecto Levar – Ler – Libertar, baseado na filosofia do movimento internacional «Bookcrossing», com o qual cada biblioteca concorreu ao Plano de Acção Cultural da Câmara Municipal de Almada (PAC 2008/2009).
Com este projecto pretendemos criar no concelho de Almada e em cada escola parceira uma comunidade de leitores aliciada para o livro e para a leitura de um modo onde se alia o lúdico e o inesperado: encontrar livros em qualquer local, lê-los s e libertá-los noutros locais. Este será para nós o ponto de partida para transformar qualquer lugar da escola ou da cidade numa biblioteca.
Este projecto desenvolver-se-á em duas vertentes: no espaço de cada escola e na cidade de Almada, estando-lhe sempre subjacente a criação de uma rede de leitura e de leitores. Pensamos que a ideia de levar, ler e libertar livros ao acaso, em locais escolares ou públicos permitirá uma maior relação entre a população escolar e outros moradores de Almada. A partilha de livros e de leituras, feitas através de sítio próprio na internet ou em sessões de leitura, incentivará não só a divulgação de variadas obras, mas também será um contributo para dar a conhecer à população escolar e local as  obras e os autores naturais ou residentes no nosso concelho.
Neste âmbito, já decorreram diversas reuniões de trabalho e produziu-se o seguinte material: cartazes de divulgação para as escolas e espaços exteriores; logótipo do projecto; marcadores (alunos de cada escola realizaram diversos marcadores, cada qual com as explicações inerentes ao desenvolvimento do projecto); folhetos; convites para a sessão pública de divulgação do projecto; três tipos de etiquetas para cada livro.
Foram também concebidos e construídos blogues específicos para cada escola parceira e uma página Web do projecto.
Endereços dos blogues:
trocalivros1blogspot.com - EB1 de Almada
trocalivros2blogspot.com - EB1/JI da Cova da Piedade
trocalivros3blogspot.com - EB1 n.º 3 da Cova da Piedade
trocalivros4blogspot.com - EB 2,3 D. António da Costa
trocalivros5blogspot.com - EB 2,3 Comandante Conceição e Silva
trocalivros6blogspot.com - EB1/JI do Laranjeiro
trocalivros7blogspot.com - EB1 do Alfeite
trocalivros8blogspot.com - EB1 n.º 1 da Cova da Piedade
trocalivros9blogspot.com - EB1 n.º 2 da Cova da Piedade

URL do site do projecto Levar_Ler_Libertar:
http://sites.google.com/site/levarlerlibertar


Sem comentários:

Enviar um comentário